O uso do Warehouse Management System (WMS) como alternativa para automação da Cadeia de Suprimentos (CS) dos sobressalentes da Marinha do Brasil:
um estudo de caso múltiplo entre o Depósito de Sobressalentes da Marinha no Rio de Janeiro (DepSMRJ) e o Depósito de Fardamentos da Marinha no Rio de Janeiro (DepFMRJ).
Resumo
O advento da Tecnologia da Informação modernizou os conceitos de Gestão das Cadeias de Suprimentos (GCS), ao automatizar seus processos. No âmbito da Marinha do Brasil (MB), é determinante buscar a máxima acurácia das informações dos estoques, em especial, dos itens sobressalentes registrados no Sistema de Abastecimento da Marinha, fundamentais para a prontidão dos meios operativos da MB. Nesse contexto, o presente trabalho desenvolveu um estudo de caso múltiplo de métodos mistos, que buscou compreender os processos envolvidos na GCS dos itens sobressalentes e fardamentos, com a finalidade de analisar a adoção do “Warehouse Management System (WMS)” como alternativa para automação do DepSMRJ. Destarte, foram realizadas entrevistas não estruturadas, pesquisas bibliográficas e documentais. Concluiu-se que, do ponto de vista estratégico, é viável e recomendado o uso do WMS no referido Depósito, considerando que sua implantação poderá aumentar a acurácia dos estoques e, indiretamente, a prontidão da Força Naval.