Desafios da Pandemia de COVID-19 em escolas militares

a adoção do Ensino remoto emergencial no Curso de Aperfeiçoamento em Intendência para Oficiais na Marinha do Brasil

  • Patrick Del Bosco de Sales
  • Érica Von Raschendorfer Bastos Maia
  • Andrea Baptista de Almeida
  • Gabrielle Oliveira da Cunha

Abstract

O presente artigo relata as ações adotadas pelo Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB) para a condução das disciplinas finais do Curso de Aperfeiçoamento de Intendência para Oficiais (CAIO), em meio ao período de isolamento social em razão da pandemia de COVID-19. A pesquisa teve como objetivo prático discutir de que forma a conversão dos cursos presenciais foi adotada no CIANB, com vistas ao atendimento, preparo e a disponibilidade dos militares, por meio da apresentação de um caminho útil e alcançável de transposição das atividades presenciais e, como objetivo de conhecimento, registrar as experiências vivenciadas pelos pesquisadores, as quais seriam de difícil acesso, não fosse o contexto atual. Para isto, foi utilizada a pesquisa-ação como um método de dupla função, aplicável à resolução do problema real de continuidade das atividades curriculares dos cursos de carreira e, como fonte de construção científica. Os resultados sugerem que a utilização do modelo foi positiva, confirmando a hipótese científica proposta, tendo nas lições aprendidas um registro formal para o desenvolvimento de um plano emergencial aprimorado para aplicação em outros cursos de carreira programados para 2020.

Published
2020-10-05