Lama fluida em portos e canais de navegação
abordagem adotada para o terminal 2 do Porto do Açu (RJ)
Abstract
Muitos portos e canais de navegação ao redor do mundo apresentam assoreamento e presença de lama fluida que podem causar reduções na profundidade náutica. Este artigo apresenta uma abordagem integrada do estudo das camadas lamosas em regiões portuárias, sendo discutida a no Porto do Açu, único complexo portuário privado em operação no país. A combinação dos perfis de densidade com dados reológicos, granulométricos, estudos em laboratório, uso de ecobatímetros de dupla frequência e modelagem hidrossedimentológica permitem estimar um potencial aumento de calado dependendo da localização, critério de profundidade náutica e condições hidrodinâmicas. Espera-se que a combinação de técnicas e medições in loco permitam o desenvolvimento de ferramentas para navegação em lama fluida, com potencial aumento do calado com incremento na segurança da navegação. O artigo pretende fomentar o debate sobre o assunto, de forma a contribuir com o desenvolvimento de novos estudos bem como com a normatização que, fatalmente, competirá à Autoridade Marítima no momento oportuno.