A Opinião Pública como um dos fatores de decisão nos Conflitos Modernos
Resumo
As operações militares, em todas as suas fases de planejamento e execução, são norteadas pelos fatores de decisão: missão, inimigo, terreno, meios e tempo disponível. Além desses, tem sido observada a influência, cada vez maior, da opinião pública no desenrolar de todas as atividades e acontecimentos do dia a dia, particularmente nos conflitos modernos. O século XXI, no começo de sua segunda década, consolida-se como o século da informação. O ritmo da transmissão de conhecimento segue a uma velocidade absurda, motivado pela facilidade, cada vez maior, de acesso aos meios de comunicação tradicionais como jornais, rádios e televisão, aliados a um novo poder, conferido pela internet e suas redes sociais, além da telefonia celular. Nessa perspectiva, o presente artigo versa sobre a opinião pública como um dos fatores de decisão nos conflitos modernos. Ressalta que as ações negativas sempre terão destaque junto aos meios de comunicação, já que são elas que possibilitarão a manipulação das emoções do público e irão gerar reações a serem exploradas pela mídia. Evidencia que nos diversos níveis de planejamento de uma operação militar, de acordo com a situação abordada, é bem possível que o apoio da opinião pública seja, até mesmo, o centro de gravidade do inimigo a ser atingido ou o nosso próprio a ser defendido. Nesse processo, a Comunicação Social (ComSoc) e as Operações Psicológicas (OpPsc) possuem papel fundamental, desde que planejadas e conduzidas por pessoal especializado, estando as mesmas diretamente subordinadas ao nível de comando mais alto presente no Teatro de Operações delimitado. Finaliza ser inquestionável a importância da opinião pública para as decisões de caráter militar. Ressalta que a opinião pública deverá ser trabalhada desde os tempos de paz, fazendo uso, principalmente, do pessoal especializado em ComSoc e OpPsc, para que seja possível obter os comportamentos desejados, além de criar a mentalidade em todos os militares, independentemente do seu nível hierárquico, da sua importância na construção de uma imagem positiva junto à mídia e aos meios de comunicação.