II Conferência da ONU sobre Oceanos: uma chamada para ação
Eleição do perito brasileiro da Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU
Resumo
Foi realizada em Lisboa, no período de 27 de junho a 1º de julho de 2022, a II Conferência das Nações Unidas sobre Oceanos, com o propósito de divulgar e apoiar a implementação do ODS14: "conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável". A conferência foi focada em três pilares principais: ser uma chamada para ação; discutir o tema oceano/clima, para apoiar ações ambiciosas, visando mitigar os efeitos adversos
das mudanças climáticas e garantir o forte envolvimento dos principais interessados, entre eles a comunidade científica, a academia, o setor privado, as organizações não governamentais e a juventude.
O Almirante da reserva Antônio Fernando Garcez Faria, que ocupava o cargo por vacância, foi eleito como perito
brasileiro da CLPC para o mandato 2023-2028, por 151 votos dos 161 Estados presentes. O Almirante Garcez é Hidrógrafo; e Mestre e Doutor em Oceanografia pelo Naval Postgraduate School de Monterey – EUA. Foi, também, Comandante do Navio Oceanográfico "Antares" e do Centro de Hidrografia da Marinha, além de Diretor de Hidrografia e Navegação.