Batalha Naval do Riachuelo
150 anos
Abstract
Em 11 de junho de 2015, comemoramos os 150 anos da vitória na Batalha Naval do Riachuelo. Foi uma batalha decisiva para a Guerra da Tríplice Aliança contra o Governo do Paraguai (1864-1870), o segundo maior confl ito armado ocorrido na América. Sua importância está relacionada com o bloqueio dos rios que davam acesso à região do conflito, dificultando a movimentação das tropas paraguaias, facilitando o avanço das tropas aliadas e impedindo que o Paraguai recebesse navios e armamento do exterior.
A vitória está ligada diretamente a capacidade de decisão do Almirante Barroso, arriscou a integridade da Fragata Amazonas na manobra de abalroamento, tirando de combate quase metade da Força Naval paraguaia.
Embora a Guerra da Tríplice Aliança tenha se prolongado até 1870, a vitória na Batalha Naval do Riachuelo foi determinante para o avanço dos aliados sobre o território inimigo, contribuindo para a derrota paraguaia. Nessa Batalha, o Paraguai perdeu as chances que tinha de ser vitorioso no conflito, em uma guerra rápida. As batalhas que se seguiram até o fim da guerra consolidaram o entendimento de que as estradas da região eram os rios, cujo domínio foi garantido pela vitória da Marinha do Brasil em Riachuelo.