Pela glória e pela honra do Império!

Recrutamento, organização e atuação do Batalhão da Paraíba na Guerra de Independência na Bahia (1822-1823)

  • George Henrique de Vasconcelos Gomes Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba - PPGH-UFPB e pesquisador associado ao Museu Marítimo EXEA
  • Leandro Vilar Oliveira Doutor em Ciências das Religiões (UFPB), Mestre em História e Cultura Histórica (UFPB), membro do Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos (NEVE), membro do comitê editorial da revista Scandia: Journal of Medieval Norse Studies, membro do Museu Marítimo EXEA.
Palavras-chave: Guerra de Independência, Recrutamento, Batalhão da Paraíba

Resumo

O trabalho de pesquisa tem como fim abordar a atuação do Batalhão da Paraíba durante a Guerra de Independência ocorrida na Bahia entre 1822 e 1823. Inserido dentro do contexto da Independência do Brasil, a unidade militar em questão foi formada a partir do recrutamento de homens de cidades, vilas e povoados da Província da Paraíba, tendo sido importante componente no cerco à cidade de Salvador, sitiada por terra pelo chamado “Exército Pacificador” e pelo mar. Apresentamos este último como importante espaço estratégico de deslocamento de forças terrestres, tanto as formadas na Corte (Rio de Janeiro), quanto os batalhões das províncias do Norte, discutindo os motivos e hipóteses dessa ação. Ademais, abordaremos como se deu o recrutamento, a organização dessa força e parte da atuação do Batalhão da Paraíba. A pesquisa se realizou em acervos existentes em arquivos on-line através de fontes primárias e de apoio bibliográfico no que diz respeito ao contexto histórico presente.

 

Publicado
2022-06-08