A Marinha de Guerra na Amazônia

atuação e questões de modernização técnica (final do século XIX e início do XX)

  • William Gaia Farias Professor da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará. Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Pós-Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Pablo Nunes Pereira Graduado em História pela Faculdade de História – FAHIS da Universidade Federal do Pará – UFPA. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Militares, poder e sociedade na Amazônia.
Palavras-chave: Modernização técnica, Segurança Nacional, Poder Naval

Resumo

É objetivo deste artigo analisar aspectos relevantes sobre o amplo debate acerca da modernização técnica da Marinha do Brasil, sobretudo no que trata da Flotilha do Amazonas. Neste sentido verificamos o processo internacional conhecido como “corrida armamentista” e seus reflexos no Brasil em questões como avaliações sobre o poderio naval brasileiro, a situação do material e do pessoal da Marinha e as investidas na encomenda de embarcações adequadas as ambições e condições do país, navegação e segurança da Amazônia na virada do século XIX ao XX.

Publicado
2020-06-15