A Missão Médica Especial brasileira de caráter militar na Primeira Guerra Mundial

  • Carlos Edson Martins da Silva Contra-Almirante (RM1-Md). Chefe da Seção de Medicina de Combate da Academia Brasileira de Medicina Militar.
Palavras-chave: Missão Médica Militar, Primeira Guerra Mundial, Hospitais Militares na França na Primeira Guerra Mundial

Resumo

Na Primeira Guerra Mundial, o Brasil, após a Declaração de Guerra ao Império Germânico e em conformidade aos compromissos assumidos na Conferência Interaliada de Paris em 1917, enviou à França, em 16 de agosto de 1918, uma Missão Médica Especial com caráter militar. A missão foi criada com o intuito de manter um hospital temporário na zona de guerra para ajudar os serviços de saúde dos aliados. Este artigo pretende apresentar dados históricos sobre as causas que levaram o Brasil a enviar esta missão, sua organização, detalhes logísticos relativos ao seu deslocamento para o teatro de operações e o estabelecimento do hospital em solo francês. Particular atenção é dada ao impacto da gripe espanhola na Missão, aos resultados alcançados pela empreitada e o encerramento da missão e do hospital.

Publicado
2020-06-15