O surgimento da educação física no meio militar

Um estudo comparativo entre a Marinha e o Exército Brasileiro

  • Erik Bueno de Ávila Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Especialização em Curso Avançado de Gestão Esportiva e Atividades Motoras Adaptadas.
  • Raphael de Mattos Soares Graduado em Educação Física pelas Faculdades Integradas Maria Thereza. Especializado em Atividade Física Adaptada e Saúde (UGF) e MBA em Gestão de Academia (FACINTER).
  • Bruna Medeiros Neves Mestre em Ciências da Atividade Física (UNIVERSO), Pós-graduada em Gestão e Marketing Esportivo (Ibmec), Graduada em Educação Física (UNIVERSO).
Palavras-chave: Educação Física, Educação Física Militar, Educação Física no Brasil

Resumo

A Educação Física (EF) no Brasil surgiu por influência militar visando à difusão de sua prática por toda a extensão do território com o principal objetivo de criar uma cultura de “corpo são” no povo brasileiro. Marinha (MB) e Exército (EB) foram as instituições pioneiras no desenvolvimento das Escolas de Formação Militar em EF, entretanto, adotaram ações distintas quanto ao seu desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi comparar as vertentes e os rumos tomados por estas duas Instituições quanto a atuação das mesmas, frente EF no Brasil. Foi observado que o EB sofreu influência das Missões Alemã e Francesa e seguiu um rumo mais acadêmico da EF, enquanto que a MB com forte influência da Missão Sueca e Norte-Americana, direcionou suas ações para a normatização e organização do esporte, principalmente os náuticos. Atualmente, ambas contribuem com o fomento da EF em todo o País.

Publicado
2020-06-16