Cabo Verde e o Brasil durante a Grande Guerra

  • Augusto António Alves Salgado Investigador do Centro de Investigação Naval da Escola Naval da Armada Portuguesa (CINAV-EN).
  • Carlos Alves Lopes Investigador do Centro de Investigação Naval da Escola Naval da Armada Portuguesa (CINAV-EN) e investigador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa (IHC/FCSH-UNL).
Palavras-chave: Brasil, Portugal, Cabo Verde, Grande Guerra

Resumo

A Grande Guerra marcou de forma definitiva o início dos conflitos mundiais, chegando a todos os continentes de uma forma ou doutra. Modificou as relações económicas, alterou a geoestratégia mundial e levou a profundas modificações políticas. O Brasil não ficou imune a todo esse caos civilizacional e acabou por intervir ao lado da Entente, contra uma Alemanha que lhe tinha infligido danos humanos, morais e patrimoniais. Nesse âmbito, o esforço naval comercial e militar brasileiro acabaram por cruzar as águas territoriais portuguesas por duas vezes. O artigo tem como objetivo abordar essa relação e a transversalidade do esforço de guerra.

Publicado
2020-06-17