A Primeira Guerra Mundial nas escolas

currículos e livros didáticos

  • Adjovanes Thadeu Silva de Almeida Doutor em História Social (UFRJ), mestre em Educação (UERJ), bacharel e licenciado em História (UERJ), professor de História do Colégio Pedro II/Campus Engenho Novo II e coordenador da Especialização em Ensino de História do Colégio Pedro II.
  • Carolina Mary Medeiros Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ, bacharel e licenciada em História pela UFRJ, professora em regime de dedicação exclusiva do Colégio Pedro II, do Departamento de História do Campus Engenho Novo II e membro do Núcleo Transdisciplinar de Humanidades (NUTH) do Núcleo Transdisciplinar de Humanidades do Campus Engenho Novo II.
Palavras-chave: livros didáticos, ensino de História, Primeira Guerra Mundial

Resumo

No ano de 1914, tinha início a Primeira Guerra Mundial. Há cem anos, o Brasil participava deste grande acontecimento que modificaria, sem dúvida alguma, a história mundial. Apesar da grande relevância, pouco se tem estudado sobre o tema, sobretudo, a participação do Brasil neste processo. Se na historiografia o tema é raro, o mesmo ocorre com o ensino de História. Neste artigo, analisamos dois livros didáticos utilizados no Colégio Pedro II, bem como o programa da disciplina de História do colégio em relação ao tema. Verificamos que, seja nos livros didáticos, seja no programa, a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial e suas consequências é uma temática ora silenciada, ora analisada de forma restrita.

Publicado
2020-06-17