A política faroleira no alvorecer da República no Pará

o Farol de Macapá (1889-1907)

  • William Gaia Farias Doutor em História, professor da Faculdade de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • Gabriel Napoleão Veloso Neto Bacharel em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Palavras-chave: Faróis, História Naval, Comércio Marítimo

Resumo

É propósito deste artigo analisar o processo de edificação de faróis, no contexto da política faroleira que foi estabelecida durante a expansão do tráfego marítimo, na aurora da República brasileira, principalmente du-rante a vigência da Carta Marítima (1893-1907). Com isso, pretendemos verificar a instalação das torres no território litorâneo, assim como a introdução de objetos modernos e seus reflexos na política faroleira no Es-tado do Pará, em questões que cobrem avaliações sobre o aumento da balança comercial da área no que con-diz à borracha e ao movimento de escoamento da produção da região. Por fim, analisamos a instalação de um farol na Cidade de Macapá, procurando compreender a necessidade do objeto ao movimento de navegação da área do Cabo Norte, que ajuda a entender as questões de comércio e segurança na Amazônia em meados da última década do século XIX e a primeira do século XX.

Publicado
2020-06-18