Navios, tecnologia e o nascimento do pensamento marítimo

as influências epistemológicas da obra “First Influence” de Mahan

  • Marcello José Gomes Loureiro Doutor em História e Civilização - École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris), Doutor em História Social - Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ) e Pós-doutor - Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF).
  • Bruno de Seixas Carvalho Possui especialização em Filosofia Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). É mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval (PPGEM-EGN).
Palavras-chave: Navios, Tecnologia, Pensamento Marítimo

Resumo

Este artigo procura elucidar a influência da tecnologia naval no primeiro livro de Alfred Thayer Mahan “The Influence of Sea Power Upon History 1660-1783”. Um discurso científico criando novas tecnologias estava crescendo desde a primeira revolução industrial, processo largamente aplicado aos navios. Embora tendo ampliado o comércio marítimo, transformado a guerra no mar e modificado a silhueta dos navios, em madeira, há milênios, Mahan, que escreve no pico desse período em 1890, escreve sobre a história naval da Inglaterra no período da vela. No entanto, Mahan fazia parte do ambiente epistemológico nos Estados Unidos da América do Século XIX, escorando-se em uma visão cientificista da história. Com isso, demonstrar-se-á em que medida sua visão epistemológica foi influenciada pela tecnologia.

Publicado
2020-04-24