Homem ao mar

Edoardo De Martino e o oceano de ideias do Século XIX

  • Bárbara Tikami de Lima Licenciada em história pela UNESP e especializada em Ética Valores e Cidadania na Escola pela USP. Atualmente cursa mestrado em história no Programa de Pós-Graduação da Unisinos.
Palavras-chave: Edoardo De Martino, Marinha brasileira, modernidade-colonialidade

Resumo

No Brasil, durante os anos 1800, a contratação da Missão Artística Francesa e a fundação da Academia Imperial de Belas Artes tornaram o período muito profícuo para o desenvolvimento da atividade artística. Esta centúria também foi marcada pela constante presença de pintores estrangeiros, dos quais destacamos Edoardo de Martino. Suas obras adquirem grande importância para a história nacional quando estudadas em conjunto das medidas que a Marinha Brasileira – uma das principais comitentes do pintor – tomou para criar e consolidar uma cultura naval. Guiado pela historicização dos significados dos oceanos, este artigo pretende explanar sobre o complexo contexto de desenvolvimento da “modernidade-colonialidade” no qual o pintor e sua obra estavam inseridos. (PINTO e MIGNOLO, 2015).

Publicado
2020-06-18