As transformações no sistema de ensino do Exército Brasileiro

  • Fabio da Silva Pereira Doutorando em História pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Mestre em Educação Militar pelo Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC - Exército Brasileiro) e Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV); Tutor presencial de História do Brasil Colônia e de História do Brasil Império da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Palavras-chave: Educação Militar Terrestre, Modernização do Ensino (anos 1990), Ensino por Competências

Resumo

Este estudo tem como objeto de pesquisa o período que compreendeu a reforma educacional militar na perspectiva inicial do projeto de Modernização do Ensino, ocorrido na segunda metade dos anos 1990 e a mudança para o modelo de Ensino por Competências, iniciado em 2012. O referencial bibliográfico e a pesquisa documental em que se apoiou centrou-se em documentos educacionais gerados no Sistema de Ensino Militar do Exército e em bibliografia especializada de autores militares e civis. O artigo pretende, a partir da revisão histórica, analisar as ações ocorridas no processo de modernização do ensino, estabelecendo elementos essenciais para a compreensão da transformação recente na educação militar terrestre.

Publicado
2020-06-18