A humanização no escopo da formação acadêmica dos graduandos em Odontologia, Enfermagem e Medicina à luz dos projetos políticos pedagógicos

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Larissa Cavalcante

Resumo

Um dos maiores desafios na formação acadêmica do profissional de saúde é a conscientização da importância da humanização no atendimento, onde, além de valorizar o cuidado em suas dimensões técnicas e científicas, reconhecem também o direito dos pacientes, sua subjetividade, individualidade e autonomia. Este trabalho objetivou identificar e analisar, através de uma pesquisa documental, a presença do termo humanização nos Projetos Político Pedagógico e Diretrizes Curriculares dos cursos de: Odontologia, Enfermagem e Medicina da Universidade Federal Fluminense em Niterói no estado do RJ. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. A análise documental dos currículos, evidenciou uma aproximação com o tema nos três cursos estudados, porém com variações importantes no que se refere ao método de aplicação dos conteúdos teórico-prático, ao longo do processo de formação. Nessa perspectiva o curso de Medicina apresentou uma distribuição mais homogênea dos conteúdos relacionados ao termo humanização encontrada nas suas disciplinas obrigatórias. Foi possível também, perceber o empenho dos cursos em contemplar as Novas Diretrizes Curriculares tendo a humanização como elemento prioritário no que se refere à construção de novas relações entre alunos, docentes, usuários dos serviços e a rede SUS local. Conclui-se que os três cursos estudados apresentam uma aproximação com o tema, se esforçam em incorporar os pressupostos da humanização, tais como: ética, respeito, acolhimento, e procuram uma maior aproximação entre os sujeitos envolvidos na construção de novas relações entre alunos, docentes e usuários dos serviços e a rede SUS local.

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Como Citar
Cavalcante, L. (2022). A humanização no escopo da formação acadêmica dos graduandos em Odontologia, Enfermagem e Medicina à luz dos projetos políticos pedagógicos . Revista Naval De Odontologia, 48(2). Recuperado de http://portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/odontoclinica/article/view/1854
Seção
Artigos Originais

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