Gerenciamento de riscos

uma proposta de treinamento

  • Alfredo Guarischi
Palavras-chave: gerenciamento de riscos, recursos humanos, saúde

Resumo

A vida é uma viagem sem roteiro. Durante esta jornada, há a possibilidade de se buscarem caminhos alternativos para estender a viagem, porém, por falta dessa percepção, muitas viagens acabam sendo mais curtas do que deveriam.

Profissionais de saúde quando têm que decidir caminhos alternativos para seus pacientes, têm que agir de tal forma que os possíveis roteiros sejam contextualizados. Têm que ir além dos seus dogmas ou dúvidas.

Muitos pacientes não conseguem continuar nesta viagem. Para eles, as alternativas foram inadequadas. A autonomia do paciente não exclui a responsabilidade dos profissionais de saúde de decidir. Errar é humano – faz parte do processo decisório. Podemos falhar na escolha da mais adequada alternativa.

Enxergar fora da caixa é importante, pois é uma oportunidade para reflexão sobre a falibilidade humana e de como melhor treinar os profissionais de saúde em suas escolhas. Estas devem ser baseadas não apenas seguindo protocolos ou consensos, mas em busca da melhor resposta, mesmo que isto implique em contrariar protocolos ou ser uma voz discordante (a primeira de muitas outras, num futuro, talvez distante) para um específico paciente (o seu paciente).

Publicado
2020-08-28
Seção
Artigos