Comunicação Interna
a dimensão estratégica do engajamento dos colaboradores para o sucesso das organizações
Resumo
Todas as organizações se comunicam com seus públicos. Entre estes, o que deveria receber maior atenção e dedicação é o público interno. A
Comunicação Interna faz parte da estrutura da Comunicação Organizacional e não deve ser dissociada do mix da Comunicação Organizacional Integrada. O processo de gestão da Comunicação Interna bem desenvolvido resulta no engajamento dos colaboradores, que passam a se perceber dentro da estrutura da organização como agentes ativos, assumindo sua responsabilidade no sistema organizacional. Colaboradores engajados são os melhores “porta-vozes” que uma organização pode ter, porque são imbuídos de credenciais de credibilidade e autenticidade que nenhum produto de propaganda é capaz de suplantar. A partir das ações de Comunicação Interna, junto das ações do setor de Gestão de Pessoas, os colaboradores poderão demonstrar maior grau de engajamento, o que resultará em melhor produtividade, além do aumento da possibilidade de que ajam como multiplicadores das ações de Comunicação Social.