Perspectivas do Serviço Social na Gestão de Pessoas
Abstract
As pessoas são influenciadas pela forma como produzem e pelo seu cotidiano de trabalho. Basta verificar que elas passam a maior parte do seu tempo nos diversos ambientes profissionais. Seja nas empresas privadas, nos órgãos públicos, nas Forças Armadas, nas Instituições sem fins lucrativos, até mesmo nos logradouros dos grandes centros urbanos ou nos campos das zonas rurais, o homem vem transformando o ambiente e desenvolvendo comportamentos e habilidades a partir da sua experiência de trabalho.
Em contrapartida, as Organizações têm percebido que as pessoas são o diferencial de qualquer “negócio”, são elas que dão vida, criatividade, conhecimento e dinamismo ao ambiente organizacional. Embora a era tecnológica tenha imprimido mudanças significativas ao mundo do trabalho, o ser humano continua sendo a principal força produtiva e o grande diferencial para o sucesso da Organização. Um grande desafio em gestão de pessoas é a manutenção dos trabalhadores satisfeitos, por longo período de tempo, produzindo eficientemente, sentindo-se seguros e obtendo qualidade de vida. O olhar do ser humano, como ser social pode agregar conhecimentos essenciais para o alcance de tais objetivos e desvelar caminhos estratégicos para a gestão de pessoas na atualidade. Neste sentido, o serviço social atua na manutenção do desempenho profissional e vem posicionando-se, no campo da gestão de pessoas, ao lado da Psicologia, Administração e outras profissões do âmbito das ciências humanas, através do olhar sobre as relações sociais e sobre a chamada “questão social”.
Para o Serviço Social, o entendimento da dinâmica do trabalho perpassa pela análise das condições sociais em que o trabalhador vive, pelas relações familiares, pelos impactos econômicos e políticos inerentes à conjuntura da sociedade e, principalmente, pela garantia de seus direitos enquanto cidadão.