O Desafio da Gestão de Pessoas para o século XXI: gestão do conhecimento entre as gerações X e Y na organização
Resumo
As Organizações devem criar condições para que o conhecimento tácito perpetue e se transforme em conhecimento institucional, e para atingir este objetivo a metodologia da gestão do conhecimento necessita de meios como a criação de um contexto (“Ba”) e uma cultura organizacional. Sabe-se que nelas, os principais colaboradores são pessoas com vasta experiência, mas estão próximas de sua aposentadoria, o que torna um desafio para as empresas no que diz respeito à transferência do conhecimento entre as gerações passadas e as futuras. Segundo Davenport e Prosak (1998), não adianta dispor de conhecimento importante se não se promove o seu compartilhamento entre os indivíduos, de modo que a organização somente se beneficiará quando o conhecimento for compartilhado, difundido, transferido e aplicado, pois assim estará, segundo Nonaka e Takeuchi (1997), em constante crescimento, na forma de uma espiral. Para esses mesmos autores, a criação do conhecimento nas organizações é conseguida quando há interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito dentro de um contexto chamado de “Ba”, da organização, o que pode não ocorrer em ambiente conflitante. Assim, Nonaka e Konno (1998), consideram que o “Ba” pode ser descrito com um espaço compartilhado pelos indivíduos que serve como base para a criação do conhecimento, por meio de suas experiências, sendo que esse espaço pode ser físico (por exemplo: escritórios), virtuais (por exemplo: e-mails, teleconferência, video chat, whatsapp, blog, entre outras), mentais (por exemplo: experiências compartilhadas, idéias e ideais) ou qualquer combinação deles.