Os estudos de segurança internacional na segurança marítima

a Marinha do Brasil e o pensamento estratégico em segurança

Palavras-chave: segurança marítima, escolas de segurança, planejamento estratégico, instituições de segurança

Resumo

O artigo trata da segurança marítima no Brasil do ponto de vista da influência das chamadas escolas internacionais de estudos de segurança e sua presença na formulação do Planejamento Estratégico da Marinha (PEM 2040). Busca-se, especificamente, identificar aspectos característicos dessas escolas sobre a incorporação da noção de segurança marítima ao conceito estratégico militar-naval brasileiro. A partir de uma revisão de literatura narrativa sobre as três escolas normalmente identificadas, e do uso de técnicas do método qualitativo, as principais ideias da Escola de Paris, da Escola de Copenhague e da Escola Galesa (Aberystwyth) são associadas à vertente security da segurança marítima brasileira. Conclui o artigo pela presença de aspectos característicos das três escolas, permitindo entrever uma influência doutrinária múltipla no pensamento estratégico naval brasileiro em termos de segurança marítima.

Biografia do Autor

Carlos Wellington Leite de Almeida, UDE-Uruguai

Doutor em Administração (UDE-Uruguai) / Doutorando em Estudos Marítimos (EGN-PPGEM), Escola de Guerra Naval (EGN)- Rio de Janeiro- RJ, Brasil.

Publicado
2024-11-11