Quatro décadas no gelo

A primeira invernada e o legado brasileiro na Antártica

Autores

  • PROMAR

Palavras-chave:

Antártica, PROANTAR, Invernada, Gelo

Resumo

Em 3 de março de 2026 foi realizada, na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), cerimônia alusiva à primeira invernação. Presidida pelo Comandante da Marinha e com participação de representantes do Ministério da Defesa e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, incluiu o descerramento de placa e foto da tripulação de então – quatro pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e sete militares da Marinha do Brasil (MB), que guarneceram a EACF, pela primeira vez, durante o período de inverno, entre março e dezembro de 1986.

Downloads

Publicado

2026-06-02

Edição

Seção

Artigos