História da ginástica no Brasil

da concepção e influência militar aos nossos dias

  • Leonardo José Mataruna dos Costa Coventry University, Centre for Trust, Peace and Social Relation - CTPSR.
  • Marcelo Gomes da Costa Programa de Doutoramento em Ciências do Desporto na Universidade de Coimbra. Professor do Curso de Educação Física da Universidade Estácio de Sá. Mestre em Ciência da Motricidade Humana, UCB – Mestre em Educação, UNESA.
  • João Marcos Perelli Programa de Doutoramento em Ciências do Desporto na Universidade de Coimbra. Professor do Curso de Educação Física da Universidade Estácio de Sá. Professor da Faculdade Mercúrio – FAMERC. Mestre em Ciência da Motricidade Humana, UCB – Mestre em Educação, UNESA.
Palavras-chave: Ginástica, Instituições Militares, História do Brasil

Resumo

A Ginástica escreve um importante capítulo na história da humanidade e, sobretudo, da sociedade brasileira. O objetivo desse estudo foi compreender a importância do papel das instituições militares na sua implantação da ginástica no Brasil, e identificar as suas tendências assumidas ao longo do tempo. Concluiu-se que houve forte influência militar com predomínio dos ideários de eugenia e higiene na implantação e desenvolvimento da ginástica no País, somente sendo desvinculados nas últimas décadas do século XX.

Publicado
2020-06-16