Intervenção Educativa em uma Equipe de Enfermagem Sobre Higiene Bucal de Pacientes Críticos na Unidade de Terapia Intensiva Educational Intervintion in a Nursing Team on Oral Hygiene of Critically Ill Patientes in an Intensive Care Unit

Conteúdo do artigo principal

Milena Rayane de Andrade Teixeira
Michelline Cavalcanti Toscano de Brito
Sabrina Sales Lins de Albuquerque
Ângelo Brito Pereira de Melo

Resumo

A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é um tipo de infecção recorrente em pacientes críticos sob internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e apresenta altos índices de morbimortalidade. Sua patogênese decorre da introdução de bacilos da microbiota oral passados do tubo orotraqueal para o trato respiratório inferior, funcionando como um potencial reservatório de material infeccioso. O objetivo desse estudo foi avaliar os conhecimentos de uma equipe de enfermagem de UTI sobre a Higiene Bucal em pacientes críticos sob internação e, a partir das informações obtidas, elaborar um material informativo sobre as principais questões apontadas. Foi um estudo exploratório, descritivo e quantitativo realizado em duas etapas: a aplicação de um questionário para analisar os conhecimentos da equipe sobre os métodos de higiene bucal, como medida de prevenção da enfermidade; e a elaboração de um folheto educativo com abordagens sobre o tema, no intuito de informar e atualizar os participantes. Obteve a colaboração de 65 profissionais, em sua maioria do sexo feminino e da faixa etária entre 31-40 anos. Sobre a higiene bucal no paciente em ventilação mecânica, a maior parte respondeu não ter recebido informações sobre o tema durante a formação profissional, bem como não ter conhecimento do protocolo destinado a este procedimento na Instituição de trabalho. Em sua totalidade, consideraram importante a higiene bucal em pacientes críticos. No entanto, a maioria não a associou com a prevenção de PAVM. Assim, a implantação e supervisão de ações interdisciplinares de promoção à saúde bucal em pacientes críticos sob internação é capaz de promover uma conduta padronizada e uma melhor assistência ao indivíduo na UTI.

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Como Citar
Intervenção Educativa em uma Equipe de Enfermagem Sobre Higiene Bucal de Pacientes Críticos na Unidade de Terapia Intensiva : Educational Intervintion in a Nursing Team on Oral Hygiene of Critically Ill Patientes in an Intensive Care Unit . (2022). Revista Naval De Odontologia, 49(2), 5-17. https://doi.org/10.29327/25149.49.2-1
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Milena Rayane de Andrade Teixeira, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar (RIMUSH), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa (PB), Brasil.

Michelline Cavalcanti Toscano de Brito, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa (PB), Brasil

Departamento de Odontologia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa (PB), Brasil.

Sabrina Sales Lins de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa (PB), Brasil

Departamento de Odontologia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa (PB), Brasil.

Ângelo Brito Pereira de Melo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa (PB), Brasil

Departamento de Odontologia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa (PB), Brasil

Como Citar

Intervenção Educativa em uma Equipe de Enfermagem Sobre Higiene Bucal de Pacientes Críticos na Unidade de Terapia Intensiva : Educational Intervintion in a Nursing Team on Oral Hygiene of Critically Ill Patientes in an Intensive Care Unit . (2022). Revista Naval De Odontologia, 49(2), 5-17. https://doi.org/10.29327/25149.49.2-1

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