Frenectomia lingual com uso do laser de alta potência em odontopediatria: relato de caso Lingual frenectomy with high-power laser in pediatric patients: case report

Conteúdo do artigo principal

Rhayany de Castro Lindenblatt Ribeiro
Flávia Martins de Souza da Silva

Resumo

A anquiloglossia, conhecida também como língua presa, representa
uma anomalia do desenvolvimento caracterizada por alteração no
freio da língua que resulta em limitações dos movimentos da mesma.
O tratamento desta patologia pode ser através da frenotomia ou da
frenectomia, que são diferenciadas de acordo com sua extensão. Com
isso, o presente relato tem por finalidade demonstrar o caso clínico
de frenectomia lingual usando laser de alta potência, demonstrando
seus benefícios e apresentando os resultados satisfatórios obtidos.
O caso apresentado refere-se a paciente pediátrico, de um ano de
idade, que compareceu à Clínica do Curso de Especialização em
Odontopediatria do Instituto de Odontologia Multidisciplinar (IOM)
com seu responsável legal (mãe), com indicação para frenectomia
lingual. Utilizou-se o laser de alta potência (de diodo) para a realização
da cirurgia. Diversas vantagens são observadas com o uso do laser
cirúrgico de alta potência, dentre elas, menor tempo cirúrgico, campo
operatório mais limpo, hemostasia, redução da dor e infecção pósoperatória,
menor contração tecidual, ausência de sutura, redução do
trauma, edema e otimização da cicatrização.

Detalhes do artigo

Como Citar
Frenectomia lingual com uso do laser de alta potência em odontopediatria: relato de caso: Lingual frenectomy with high-power laser in pediatric patients: case report. (2019). Revista Naval De Odontologia, 46(1). https://doi.org/10.29327/25149.46.1-6
Seção
Relatos de caso

Como Citar

Frenectomia lingual com uso do laser de alta potência em odontopediatria: relato de caso: Lingual frenectomy with high-power laser in pediatric patients: case report. (2019). Revista Naval De Odontologia, 46(1). https://doi.org/10.29327/25149.46.1-6

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 > >>