O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Todos os artigos devem vir acompanhados por uma Carta de Submissão.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • As figuras devem ser enviadas em arquivo formato JPEG, TIFF ou BMP, com resolução mínima de 300ppp.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos no texto e 10-pontos nas tabelas, gráficos e figuras; fonte Times New Roman, emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

Diretrizes para Autores

1. INFORMAÇÕES GERAIS
1.1 Seções do Artigo

a) Identificação: Título do trabalho de maneira concisa e descritiva, em português. Profissão e maior titulação dos autores, instituição e setor a que pertencem, endereço completo, telefone e e-mail do autor principal e data do envio. Caso o trabalho tenha sido apresentado em congresso, deve ser mencionado o nome do congresso, local e data da apresentação.

b) Resumo: Elemento obrigatório, apresentado de forma concisa e objetiva, deve ter no máximo 250 palavras.

Artigos originais e de revisão deverão ser estruturados e contemplar obrigatoriamente as seções: introdução, objetivos, métodos, resultados (para artigos originais) e conclusão. 

Deve conter informações facilmente compreendidas sem necessidade de recorrer-se ao texto. Utilizar verbos no passado para os resultados, e no presente para generalização, terceira pessoa do singular.

c) Abstract: Versão em inglês do resumo.

d) Palavras-chave: Devem ser incluídas até 6 palavras-chave (descritores), bem como a tradução (Keywords) após o resumo e abstract, respectivamente. Esses descritores podem ser consultados nos endereços eletrônicos: http://decs.bvs.br que contém termos em português, espanhol ou inglês, ou http://www.nlm.nih.gov/mesh para termos somente em inglês.

e) Texto: Deve ser dividido em Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.

i. Introdução: Deverá contextualizar o trabalho e apresentar a natureza do problema, sua significância e contemplar os objetivos ou hipóteses de estudo ou observação.
ii. Métodos: A seção de Métodos deverá ser apresentada de forma clara e objetiva de como e porquê o estudo foi conduzido por aquele método característico. A seção deve ser suficientemente detalhada para que outras pessoas acessem os dados e possam reproduzir os resultados. Nessa seção o autor deverá expor na sua narrativa a seleção e descrição dos participantes da pesquisa, apresentar informações técnicas, como descrição de métodos e equipamentos, e descrição dos métodos estatísticos.
iii. Resultados: Os resultados deverão ser apresentados em uma sequência lógica, em forma de texto, tabelas, figuras, gráficos. Não repetir os dados das tabelas e figuras no texto, somente enfatizar as observações mais importantes.
iv. Discussão: Nessa seção são explorados e explicados os principais resultados, com ênfase nos novos e mais importante achados do estudo, além das limitações e implicações da pesquisa para trabalhos futuros. Na discussão o autor interpreta seus resultados e faz relação com os achados da literatura.
v. Conclusão: Esta poderá estar inserida ao final da discussão e de acordo com os objetivos do estudo.

3. AGRADECIMENTOS
São opcionais. Devem ser concisos e apresentados no final do texto, indicando os nomes das pessoas que participaram da fase intelectual ou técnica do trabalho, bem como as agências de fomento que contribuíram com a pesquisa da qual resultou o artigo submetido.

4 ESTILO E FORMATO
4.1 Citações
As referências devem ser citadas numericamente, em algarismos arábicos sobrescritos, por ordem de aparecimento no texto. Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, separadas por um traço. Em caso de citação alternada, todas as referências devem ser digitadas, separadas por vírgula. Mais informações, consultar Vancouver.

4.2 Tabelas, Quadros e Gráficos

A ABMN segue as Normas de Apresentação Tabular do IBGE. Devem ser apresentados apenas quando necessários para a efetiva compreensão do trabalho, não contendo informações redundantes já citadas no texto. Sua numeração é por ordem de aparecimento no texto e devem ser apresentados em páginas separadas e configurados em espaço duplo.

Na Tabela não use linhas verticais entre as colunas. Use linhas horizontais apenas na parte superior e inferior do cabeçalho e na parte inferior da tabela. Devem ser enumerados em numeral arábico, antecedendo um título claro e sucinto, posicionado acima da tabela. As abreviaturas utilizadas na tabela devem ser definidas no rodapé da própria tabela.
Os quadros servem para a apresentação tabular de informações textuais, sem empregar dados estatísticos. Nos quadros há linhas verticais e horizontais, separando todas as colunas e linhas. Devem ser numerados por números arábicos, antecedendo o título claro e sucinto, posicionado acima do quadro. As explicações, se necessárias, como notas de rodapé.
Nos gráficos, os dados são apresentados na forma de desenho, preferencialmente como diagramas de barras ou circulares. Devem ser numerados por números arábicos, antecedendo o título claro e sucinto, posicionado abaixo do gráfico. As explicações, se necessárias, como notas de rodapé.

OBS: Se nos quadros e nas tabelas forem usados dados de outra fonte, publicados ou não, é preciso obter permissão e informar: autor, data e localização dos dados.

4.3 Figuras
As figuras devem ser enviadas em arquivo formato JPEG, TIFF ou BMP, com resolução mínima de 300ppp. No artigo, devem ser colocadas à parte, com suas legendas, após a apresentação das tabelas. As legendas das figuras devem permitir sua perfeita compreensão, independente do texto. As abreviaturas usadas nas ilustrações devem ser explicitadas nas legendas.

4.4 Referências Bibliográficas
A Revista ABMN adota as Normas de Vancouver, seguindo as orientações descritas em Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals (ICMJE Recommendations), organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors.

Exemplos de referências bibliográficas estão disponíveis no seguinte sítio:
https://www.nlm.nih.gov./bsd/uniform_requirements.html

5. POLÍTICA EDITORIAL
Os artigos devem destinar-se exclusivamente à ABMN, não sendo permitida sua apresentação em outro periódico, com exceção de publicações de resumos ou preliminares em anais científicos.

O Conselho Editorial poderá sugerir trocas e realizar modificações nos textos recebidos, desde que não se altere o conteúdo científico, limitando-se unicamente ao estilo literário ou metodológico, com a devida concordância do autor. Este Conselho reserva-se o direito de aprovar ou rejeitar a publicação dos textos enviados.

5.1 Avaliação pelos pares:
Todos os trabalhos enviados à Revista serão submetidos à avaliação pelos pares (peer review). Serão pelo menos dois pareceristas. A aceitação será feita com base na originalidade, significância e contribuição científica.
Os pareceristas farão comentários gerais sobre o trabalho e informarão se o mesmo deve ser publicado, corrigido segundo as recomendações ou rejeitado. Quando forem sugeridas modificações, as mesmas serão encaminhadas ao autor principal e, em seguida, aos revisores para estes verificarem se as exigências foram satisfeitas.
Em casos excepcionais, quando o assunto do artigo assim o exigir, o Conselho Editorial poderá solicitar um Consultor “ad hoc”. A decisão sobre a aceitação do artigo para publicação ocorrerá, sempre que possível, no prazo máximo de 05 dias a partir da data de seu recebimento. Cabe ao Conselho Editorial classificar os trabalhos nas categorias previamente mencionadas. A prioridade de publicação é dos artigos considerados originais.

5.2 Pesquisa com seres humanos e animais:
Os autores devem, na seção Método, informar se a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). O parecer elaborado pelo Coordenador do CEP ou CEUA deverá ser anexado por ocasião da submissão do material.

5.3 Direitos autorais:
Os autores dos Artigos aprovados deverão encaminhar, previamente à publicação, uma declaração escrita, com local, data e assinatura de todos os coautores.

5.4 Critérios de Autoria:
Sugerimos que sejam adotados os critérios de autoria dos artigos segundo as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors.

5.5 Idiomas:
Os artigos deverão ser redigidos em português (ortografia vigente) e conter um abstract no idioma inglês, seguindo as normas cultas e o padrão de estilo acadêmico da língua inglesa.

5.6 Carta de Submissão:

Deve sugerir a Seção em que o artigo deva ser incluído, titulação dos autores, declaração do autor de que todos os co-autores estão de acordo com o conteúdo expresso no trabalho, explicitando
presença ou não de conflito de interesse* e a inexistência de problema ético relacionado. A carta de submissão deve conter o número de palavras contidas no texto contidas no texto (excluindo Tabelas, Quadros e Figuras) e o número de Tabelas, Quadros e Figuras.

5.7 Conflito de Interesse:

Quando existir alguma relação entre os autores e qualquer entidade pública ou privada que possa gerar algum conflito de interesse, esta possibilidade deve ser comunicada em carta a parte para o Editor, que garantirá a confidencialidade.

6. ARTIGOS REVISADOS

Os artigos que necessitarem de revisão para a aceitação e publicação serão reenviados aos autores por e-mail, com os comentários individualizados dos revisores. Após avaliação pelo Conselho Editorial, o artigo deverá ser revisado pelos autores e devolvido no prazo máximo de 10 dias. Se a revisão for recebida após este prazo, o artigo será considerado como novo e iniciará todo o processo de submissão. Na sua resposta aos comentários dos revisores, deverá ser apontada a página, o parágrafo e o número da linha onde cada alteração foi feita.

7. ARTIGOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO

Uma vez aceito para publicação, será enviada uma prova do artigo editorado (formato PDF) ao autor correspondente para sua avaliação e aprovação definitiva, bem como uma carta de aceite para comprovação curricular. O Conselho Editorial dos ABMN reserva-se o direito de não aceitar para avaliação os artigos que não preencherem os critérios estabelecidos nesta Norma.

 

Comunicação Breve

Pequenas experiências que tenham caráter de originalidade contendo no máximo 1.600 palavras a partir da Introdução. Admite-se a inclusão de uma tabela e uma figura, não ultrapassando dez referências bibliográficas.

Artigo Histórico

Levantamento de temas de caráter histórico relevantes na área da Saúde Naval ou Medicina Militar. O número de referências bibliográficas não deve exceder vinte.

Artigo Original

Estudos na modalidade de pesquisa básica ou aplicada, de caráter quantitativo
e/ou qualitativo, controlado, randomizado e observacionais. Os artigos originais devem
conter, obrigatoriamente, as seguintes seções: Introdução, Método, Resultados, Discussão,
Conclusões, Referências Bibliográficas, Resumo e Abstract. O número de referências
bibliográficas não deve exceder quarenta.

Revisão de Literatura

Avaliações críticas e sintéticas da literatura de temas de importância clínica. As
referências bibliográficas devem ser atuais, preferencialmente publicadas nos últimos
cinco anos, em número máximo de oitenta.

Relato ou estudo de caso

Descrição de casos envolvendo pacientes ou situações singulares, doenças raras
ou nunca descritas, assim como formas inovadoras de diagnóstico ou tratamento. O texto
em questão aborda os aspectos relevantes que devem ser comparados com os disponíveis
na literatura, não ultrapassando quinze referências bibliográficas.

Artigo Especial

Artigo não incluído nas categorias anteriormente descritas, mas considerado relevante para a Comunidade Científica no âmbito da Saúde mediante aprovação do Conselho Editorial. 

Artigo de Atualização

Abordagem de temas atuais relevantes sobre determinado assunto na sua aplicabilidade clínica, menos completos do que os artigos de revisão. Especialistas são convidados pelo Conselho Editorial para comentários a respeito do referido tema, seus pontos positivos e negativos, metodológicos e concentuais.  Deve apresentar, no máximo, trinta referências bibliográficas.

Nota Prévia

Apresentação de resumos de trabalho de conclusão de curso, dissertações ou teses. Deve ser escrito na forma de resumo expandido (informativo), estruturado contendo introdução, objetivos, métodos e resultados preliminares.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.