Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Todos os artigos devem vir acompanhados por uma Carta de Submissão.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- As figuras devem ser enviadas em arquivo formato JPEG, TIFF ou BMP, com resolução mínima de 300ppp.
-
O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos no texto e 10-pontos nas tabelas, gráficos e figuras; fonte Times New Roman, emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
Comunicação Breve
Pequenas experiências que tenham caráter de originalidade contendo no máximo 1.600 palavras a partir da Introdução. Admite-se a inclusão de uma tabela e uma figura, não ultrapassando dez referências bibliográficas.
Artigo Histórico
Levantamento de temas de caráter histórico relevantes na área da Saúde Naval ou Medicina Militar. O número de referências bibliográficas não deve exceder vinte.
Artigo Original
Estudos na modalidade de pesquisa básica ou aplicada, de caráter quantitativo
e/ou qualitativo, controlado, randomizado e observacionais. Os artigos originais devem
conter, obrigatoriamente, as seguintes seções: Introdução, Método, Resultados, Discussão,
Conclusões, Referências Bibliográficas, Resumo e Abstract. O número de referências
bibliográficas não deve exceder quarenta.
Revisão de Literatura
Avaliações críticas e sintéticas da literatura de temas de importância clínica. As
referências bibliográficas devem ser atuais, preferencialmente publicadas nos últimos
cinco anos, em número máximo de oitenta.
Relato ou estudo de caso
Descrição de casos envolvendo pacientes ou situações singulares, doenças raras
ou nunca descritas, assim como formas inovadoras de diagnóstico ou tratamento. O texto
em questão aborda os aspectos relevantes que devem ser comparados com os disponíveis
na literatura, não ultrapassando quinze referências bibliográficas.
Artigo Especial
Artigo não incluído nas categorias anteriormente descritas, mas considerado relevante para a Comunidade Científica no âmbito da Saúde mediante aprovação do Conselho Editorial.
Artigo de Atualização
Abordagem de temas atuais relevantes sobre determinado assunto na sua aplicabilidade clínica, menos completos do que os artigos de revisão. Especialistas são convidados pelo Conselho Editorial para comentários a respeito do referido tema, seus pontos positivos e negativos, metodológicos e concentuais. Deve apresentar, no máximo, trinta referências bibliográficas.
Nota Prévia
Apresentação de resumos de trabalho de conclusão de curso, dissertações ou teses. Deve ser escrito na forma de resumo expandido (informativo), estruturado contendo introdução, objetivos, métodos e resultados preliminares.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.