Impactos do Comprasnet-Contratos na gestão contratual da Marinha do Brasil: um estudo sobre a percepção dos usuários no comportamento de aceitação e uso da ferramenta.
um estudo sobre a percepção dos usuários no comportamento de aceitação e uso da ferramenta.
Abstract
Este artigo tem o propósito de descrever, analisar e explicar o comportamento dos usuários da ferramenta Comprasnet-Contratos na gestão contratual da Marinha do Brasil. Para isso, utilizou uma abordagem quantitativa de caráter descritivo e explicativo, embasado pela Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT). A coleta de dados se deu pelo método survey, com 255 respondentes. Os dados receberam uma análise multivariada com a utilização da técnica de Modelagem por Equações Estruturais com base nos Mínimos Quadrados Parciais, apoiados pelo software Rstudio com o pacote SEMinR, para testagem dos modelos hipotéticos. Os principais resultados encontrados demonstram que a Intenção Comportamental de Uso do Comprasnet-Contratos na Marinha é impactada pelo construto Influência Social, pela Experiência de uso e pela Obrigatoriedade. Por outro lado, não sofre influência dos construtos Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço e Condições Facilitadoras.