O Caderno de Ciências Navais é um periódico anual especializado em Altos Estudos Militares, que tem o propósito de disseminar as pesquisas científicas produzidas, prioritariamente, no campo das Ciências Navais, promovendo o registro e identidade dessa produção e contribuindo para a construção de um pensamento autóctone em matéria de Defesa.
Os artigos submetidos passam por um processo de avaliação por pares - método Double Blind Review - onde cada item é avaliado por dois especialistas da área com alto grau acadêmico. Para este sistema, os arquivos são avaliados sem identificação de autoria. Além disso, os artigos submetidos passam por uma avaliação que ocorre em duas etapas. A primeira etapa: consiste em uma avaliação preliminar do Editor Chefe em conjunto com
um membro do Editorial Científico, sempre que necessário o juiz Editor Chefe, que avalia a adequação do trabalho de acordo com a linha editorial, sua adequação ao escopo, e se parece com contribuição e originalidade do texto. Somente as obras consideradas pelos editores e diretores como relevantes para a comunidade e, em particular, para o leitor regular, passarão para as demais etapas de avaliação.