• Acanto em Revista
    v. 8 n. 08 (2021)
  • Acanto em Revista
    v. 7 n. 7 (2020)

    No ano em que o Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga completa 10 anos de ativação, apresento, com renovado entusiasmo, esta Edição Comemorativa do periódico acadêmico “Acanto em Revista”. Nesta 7a Edição, a “Acanto em Revista” traz, como destaque, a entrevista com o Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues, Secretário-Geral da Marinha, que resgata os objetivos e valores que consubstanciaram a decisão pela criação deste Centro de Instrução em 2010 e, por meio de um breve registro desta trajetória de 10 anos, estabelece uma ponte com as atividades e programas hoje conduzidos pelo CIANB, permitindo a análise das conquistas alcançadas e a reflexão sobre os caminhos futuros. Em seguida, são apresentados dois artigos em destaque: o primeiro, elaborado por Oficiais do Departamento de Ensino do CIANB, que detalha os desafios ao enfrentamento à COVID-19 e as diversas ações adotadas com intuito dar prosseguimento aos cursos de carreira de pós-graduação com menor impacto ao processo ensino-aprendizagem; e o segundo, elaborado por Oficial especialista em Orçamento Público da DGOM, que trata do orçamento por resultados e os potenciais aprimoramentos ao processo orçamentário da Marinha do Brasil. Fiel à sua vocação de apresentar artigos científicos de relevância para a MB nas áreas de conhecimento de interesse do Setor Secretaria-Geral da Marinha (SGM), a presente edição é composta por 9 artigos selecionados entre os trabalhos de conclusão do CAIO 2019 e 2 artigos externos. Além disso, com objetivo de divulgar os cursos e eventos conduzidos pelo CIANB, tanto para o público interno - seus clientes - quanto para o público externo - seus colaboradores - esta Edição traz um bloco que detalha a missão, as atividades e os projetos em andamento. Por fim, agradeço aos que contribuíram para que o CIANB tenha alcançado o atual patamar de excelência na capacitação dos militares e servidores civis da MB, promovendo e elevando o nosso lema: “Capacitação para os Desafios da Gestão”. Desejo a todos uma ótima leitura.

  • Acanto em Revista
    v. 6 n. 6 (2019)
    É com satisfação que apresentamos a 6ª edição da nossa Acanto em Revista. Periódico editado pelo Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB) com o propósito de divulgar a produção acadêmica relacionada às áreas de conhecimento de interesse do Setor da Secretaria-Geral da Marinha (SGM). Lançada em 2014, e com edições anuais, a Acanto em Revista é uma publicação científica classificada pela CAPES/Qualis no estrato B3, da grande área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo e B5, na grande área Multidisciplinar. Os artigos apresentados são inéditos e destinam-se exclusivamente à Revista, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto no que se refere ao texto, como figuras ou tabelas, quer na íntegra ou parcialmente. A qualidade do conteúdo do material publicado é de responsabilidade do Conselho Editorial da Revista, Órgão de caráter consultivo, presidido pelo Diretor do CIANB, e constituído por uma equipe de oficiais de diversas áreas de conhecimento, tais como: instrutores, mestres e pedagogos que atuam no Centro. Essa edição é um convite à reflexão sobre os novos conceitos da Administração e Gestão Pública em um cenário caracterizado por modelos mais participativos de gestão. Nesse sentido, as conexões sociais, representadas pelas relações entre os atores organizacionais, o compartilhamento de informação, a colaboração e outros elementos estruturais e cognitivos presentes nas redes, tornam-se importantes vias para a criação de valor, indo além do que se estabelece de maneira formal nas organizações. A todos, uma boa leitura!
  • Como temas destaque desta 5ª Edição foram escolhidos a Inovação e o Empreendedorismo, princípios imprescindíveis e complementares não apenas ao meio corporativo privado, que visa o lucro, mas também aos órgãos públicos (e dentre estes as organizações da MB), bem como ao meio acadêmico, principalmente as escolas e centros atuantes na capacitação profissional. Por meio da capacidade de inovar, oportunidades de melhoria são vislumbradas e novas formas de trabalho, criadas. O empreendedorismo atua para transformar essas novas ideias em realidade, efetivamente produzindo resultados. Acanto em Revista
    v. 5 n. 5 (2018)

    Uma jovem, porém, de reconhecida competência, Organização Militar de Ensino construída sobre os pilares do conhecimento, da experiência profissional e da tradição militar naval, moldados ao longo dos 248 anos da atividade de Intendência na Marinha, e a partir da visão e trabalho conjunto de pessoas comprometidas em fazer com que o amanhã seja sempre melhor que o hoje. Este é o Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB), que cumpre sua missão de aperfeiçoar os Oficiais do Corpo de Intendentes da Marinha e de levar capacitação e aprimoramento profissional, nas áreas de conhecimento de interesse do Setor SecretariaGeral da Marinha (SGM), aos militares e servidores civis da Marinha do Brasil (MB) mantendo duplo foco. Busca estar permanentemente alinhado às demandas da atualidade, mas também, e especialmente, atento ao porvir, desenvolvendo as competências necessárias para que as atividades de Intendência e a gestão na MB continuem no ciclo virtuoso do incremento em eficiência. É com este espírito que a “Acanto em Revista” é construída. Periódico acadêmico anual do CIANB, materialização e símbolo da filosofia que dá suporte ao trabalho dedicado e incansável aqui desenvolvido, em estreita parceria com as Organizações Militares Orientadoras Técnicas (OMOT) do Setor SGM, possui como propósito a divulgação de artigos científicos de relevância para a MB, especialmente aqueles que contribuem para a melhoria de processos e para a busca de novas ferramentas, métodos e soluções para os obstáculos e desafios enfrentados pela gestão da MB, das áreas de Abastecimento, Administração, Finanças, Contabilidade, Orçamento Público, Controle Interno e as ramificações destas. Como temas destaque desta 5ª Edição foram escolhidos a Inovação e o Empreendedorismo, princípios imprescindíveis e complementares não apenas ao meio corporativo privado, que visa o lucro, mas também aos órgãos públicos (e dentre estes as organizações da MB), bem como ao meio acadêmico, principalmente as escolas e centros atuantes na capacitação profissional. Por meio da capacidade de inovar, oportunidades de melhoria são vislumbradas e novas formas de trabalho, criadas. O empreendedorismo atua para transformar essas novas ideias em realidade, efetivamente produzindo resultados.