Chamada de Artigos - Dossiê: "O Poder Naval e as disputas pelo território no Brasil Colonial (1500-1808)"

2020-09-24

Em 1957, o historiador inglês Charles R. Boxer, no livro “Os holandeses no Brasil”, mostrou, no capítulo “O mar domina o Brasil”, eventos da luta global – e naval – entre portugueses e neerlandeses, que se iniciara em fins do século XVI e seguiria, com grande intensidade, ao longo do século XVII. Além do conhecido conflito luso-neerlandês, os portugueses tiveram que lidar com outros poderes concorrentes que disputaram o Brasil desde o princípio da colonização. Ainda que seja uma faceta pouco explorada pela historiografia brasileira, se observa que o domínio dos mares era essencial para a manutenção dos vastos territórios da colônia.

O dossiê temático "O Poder Naval e as disputas pelo território no Brasil Colonial (1500-1808)", organizado pelo Professor Doutor Bruno Romero Ferreira Miranda (Universidade Federal Rural de Pernambuco / UFRPE; Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano / IAHGP), busca contribuições que cubram os conflitos entre europeus pelo território da América Portuguesa, com foco nos aspectos navais, em suas múltiplas facetas: sociais, culturais, econômicas, políticas etc. Também serão bem vindas contribuições sobre as ações terrestres vinculadas ao aspecto marítimo, como os transportes de tropas, os bloqueios navais, as redes de comunicações com a Europa, o comércio, o abastecimento, as expedições, as fortificações que defendiam a costa, etc.

A Revista Navigator recebe até 21 de fevereiro de 2021 artigos para composição do dossiê.

Observamos que a aceitação dos trabalhos é decorrente do processo de avaliação por pares.
Além disso, a Navigator recebe artigos e resenhas em fluxo contínuo.

As submissões de artigos podem ser feitas pelo link: <https://portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/navigator/about/submissions>, onde também estão as diretrizes para os autores.

Mais informações em: navigator@marinha.mil.br