O Príncipe D. Pedro e Jorge de Avilez a bordo da Fragata União, de Oscar Pereira da Silva

a Independência em tons belicosos

  • Carlos Lima Junior Doutorando em Estética e História da Arte pelo MAC USP. Bolsista Fapesp. Coautor, ao lado de Lilia Mo-ritz Schwarcz e Lúcia Klück Stumpf, do livro A Batalha do Avaí – a beleza da barbárie: a Guerra do Para-guai pintada por Pedro Américo (Sextante, 2013).
Palavras-chave: Pintura de História, Fragata União, Oscar Pereira da Silva, Afonso d’Escragnolle Taunay, Museu Paulista

Resumo

Este artigo visa a elucidar as intenções que presidiram a produção da pintura O Príncipe D. Pedro e Jorge de Avilez a bordo da Fragata União, de Oscar Pereira da Silva, destinado ao Museu Paulista, que estava em processo de remodelação para as festas centenárias da Independência em 1922. Atenta-se para as fontes vi-suais e textuais que nortearam a composição, sua afinidade ao programa decorativo empreendido por Afonso d’Escragnolle Taunay – encomendante do quadro e diretor do Museu na época. Busca-se, inclusive, de-monstrar os empréstimos, as adaptações, as soluções e escolhas de modelos visuais que nortearam Pereira da Silva no momento de dar visualidade, “materialidade” a tal cena histórica retratada pelos seus pincéis, su-pervisionados pelo comitente Afonso Taunay.

Publicado
2020-05-15