Apontamentos sobre a defesa do litoral, questões militares, governo-geral do Estado do Brasil e carreira militar, séculos XVI e XVII

  • Francisco Carlos Cosentino Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e possui pós-doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto de História da América da Universidade Federal de Viçosa. É autor de diversos trabalhos, dos quais se destaca o livro Governadores Gerais do Estado do Brasil, séculos XVI-XVII: ofício, regimentos, governação e trajetórias, editado pela Annablume, com financiamento da FAPEMIG.
Palavras-chave: Estado do Brasil, governo-geral, organização militar e defesa

Resumo

O objetivo deste trabalho é destacar alguns aspectos a respeito das medidas adotadas e das instruções dadas pela monarquia portuguesa aos que foram por ela enviados à América portuguesa durante os séculos XVI e XVII, assim como reconstruir a carreira militar dos governadores-gerais enviados ao Estado do Brasil entre 1640 e 1702. Assim sendo, o nosso objetivo com este artigo é tratar das primeiras medidas voltadas para a defesa do litoral da América portuguesa nos séculos XVI e XVII, analisar comparativamente as tarefas de defesa e organização militar desempenhadas pelo governo-geral e contribuir para a compreensão da organização e de parte da alta hierarquia militar portuguesa após a Restauração.

Publicado
2020-06-09