Para o “desenvolvimento physico do pessoal da Armada”, institucionaliza-se o esporte

análises sobre as primeiras aproximações da Marinha do Brasil com as práticas esportivas e o processo de fundação da Liga de Sports da Marinha

  • Karina Barbosa Cancella Mestranda do Programa de pós-graduação em História Comparada (UFRJ); bolsista CAPES; integrante do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ); Especialista em Educação a Distância (UGF); Bacharel e Licenciada em História (UGF).
  • Leonardo José Mataruna dos Santos Primeiro-Tenente; pós-doutorando em Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ); doutor em Educação Física (UGF); mestre em Educação Física (UNICAMP); especialista em Estudos Olímpicos (IOA-Grécia); bacharel e licenciado em Educação Física (UFRJ).
Palavras-chave: Marinha do Brasil, esporte militar, ligas

Resumo

O esporte militar, atualmente em destaque pela recente realização dos V Jogos Mundiais Militares no Rio de Janeiro, em julho de 2011, ainda é um fenômeno pouco estudado no campo histórico. As origens deste movimento no Brasil, assim como seu desenvolvimento e principais abordagens no interior das Forças Armadas, têm surgido como uma temática interessante para análise dos historiadores do esporte. Este trabalho, operando nesta lacuna de conhecimento destacada, visa a traçar um panorama inicial das relações da Marinha do Brasil com o fenômeno esportivo por meio de levantamento bibliográfico e análise de fontes institucionais relacionadas ao esporte, caracterizando o processo de fundação da Liga de Sports da Marinha no ano de 1915, suas principais abordagens e áreas de atuação.

Publicado
2020-06-09