O fim do mundo começou no mar

os ataques do Submarino U-507 ao litoral sergipano em 1942

  • Dilton Cândido Santos Maynard Doutor em História pela UFPE. Pós-Doutor em História pela UFRJ. Professor do Departamento e do Mestrado em História da Universidade Federal de Sergipe. Professor do Programa de Pós-Graduação em História Comparada/UFRJ. Líder do Grupo de Estudos do Tempo Presente.
  • Raquel Anne Lima de Assis Graduanda em História – Universidade Federal de Sergipe. Bolsista de iniciação científica Fapitec. Integrante do Grupo de Estudo do Tempo Presente.
Palavras-chave: Segunda Guerra, Torpedeamentos, Brasil

Resumo

Neste trabalho analisamos como se deram os ataques do submarino alemão U-507 no litoral brasileiro, nas proximidades de Sergipe e Bahia, no mês de agosto de 1942. Entre a documentação utilizada, privilegiamos os relatórios produzidos pelas autoridades locais para o episódio dos torpedeamentos, além de jornais, livros de memórias, depoimentos em vídeos e processos-crimes. O texto evidencia a carência de interpretações sobre o assunto, colocando em destaque as poucas informações sobre os destinos dos náufragos e os saques realizados aos pertences das vítimas.

Publicado
2020-06-10