A Nau Nossa Senhora de Belém e S. José (1766-1805), de Luís Isidoro de Gouveia, e a Génese do Arsenal Real de Belém do Pará (Brasil)

  • Nuno Saldanha Membro do IADE – Universidade Europeia. Doutor em História da Arte pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa; mestre em História Cultural e Política pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL e licenciado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Palavras-chave: História Naval, Luís Isidoro de Gouveia, Construção Naval, Arsenal de Belém do Pará, Brasil, Século XVIII

Resumo

Este estudo debruça-se sobre a construção do maior navio produzido no novo estaleiro de Belém, o Nossa Senhora de Belém e S. José (1766-1805), pelo construtor Luís Isidoro de Gouveia, e cuja história está intimamente ligada à criação do Arsenal Real do Pará. Pretendese, com a publicação destes novos dados, tanto documentais como iconográficos, contribuir para o estudo da construção naval no século XVIII e, em particular, do Arsenal de Belém do Pará.

Publicado
2020-06-18