Desafios brasileiros para a revitalização da UNASUL

seria o arco da estabilidade a solução?

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.21544/

Mots-clés :

UNASUL, cooperação, Arco da Estabilidade, segurança, defesa

Résumé

O objetivo deste trabalho foi verificar como o diálogo com os países do chamado Arco da Estabilidade pode contribuir para a iniciativa brasileira de revitalização da UNASUL. Para tal, realizou-se um estudo transversal, utilizando o software Publish or Perish, a fim de identificar publicações sobre o tema, produzidas a partir de 2017 e livros sobre as áreas de segurança e defesa, da política externa brasileira e seu entorno estratégico. Além disso, foi elaborado um levantamento da posição dos países sul-americanos em rankings relativos à fragilidade do regime político e das instituições nacionais, identificando questões de delimitação de fronteiras, vulnerabilidade social, baixo desempenho da economia e porcentagem do PIB mobilizada para investimentos no setor de Defesa, todas constantes em bancos de dados internacionais. Ao final, verificou-se que mobilizar o apoio dos países do Cone Sul parece ser a estratégia mais viável para solucionar os problemas políticos, ideológicos e financeiros que, atualmente, impedem o avanço da cooperação regional.

Bibliographies de l'auteur

  • Kamilla Raquel Rizzi, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

    Professora Associada III de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Santana do Livramento, RS, Brasil. Professora do corpo permanente do estrado em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGRI/UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Pós-doutoranda em Relações Internacionais na UniversidadeFederal de Santa Catarina (PPGRI/UFSC), Florianópolis, SC, Brasil. Contato: Universidade Federal do Pampa. Rua Barão do Triunfo, 1048, Centro. CEP 97578550 - Santana do Livramento, RS - Brasil / kamillarizzi@unipampa.edu.br. ORCID https://orcid.org/0000-0002-8462-7497. Responsável pela Escrita (análise e edição).

  • Pedro Henrique Ribeiro Knippel do Carmo, Universidade Federal de Santa Maria (PPGRI/UFSM)

    Especialista em Relações Internacionais pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR). Atualmente, é aluno do Mestrado em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGRI/UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Contato:Centro de Ciências Sociais e Humanas. Av. Roraima, nº 1000, Cidade Universitária, Bairro Camobi. CEP: 97105-900 - Santa Maria, RS, Brasil / pedro.knippel@acad.ufsm.br. ORCID https://orcid.org/0009-0006-8414-1549. Responsável pela conceptualização, metodologia e escrita (rascunho original).

Téléchargements

Publiée

2024-12-16