Desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo de pré-escolares entre 24 meses e 48 meses de vida expostos ao Zika vírus durante a gestação.
Resumo
Este artigo aborda o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças expostas ao Zika vírus, ZIKV, durante a gestação, destacando manifestações, resultados de testes e implicações clínicas relevantes. O objetivo foi avaliar e descrever as manifestações neurológicas e o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças expostas ao ZIKV na gestação ao longo do tempo de vida, por meio de um estudo observacional longitudinal que acompanhou o desenvolvimento de 45 crianças expostas verticalmente ao ZIKV com idades entre 24 e 48
meses em um hospital terciário de Niterói, Brasil. A pesquisa foi registrada no CEP sob número CAE 62992016.9.0000.5243. Essas crianças foram divididas em 26 casos confirmados com o RT-qPCR do ZIKV e 19 casos prováveis. Durante o acompanhamento, foram realizados testes como o Denver II e o SON-R para avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo, respectivamente. Os resultados desses testes foram comparados com padrões de desenvolvimento típicos para a idade. Além disso, foram registradas as manifestações neurológicas observadas ao longo do tempo, especialmente em relação à presença de microcefalia e história de exantema durante a gestação. A análise dos dados coletados permitiu identificar correlações entre a exposição ao ZIKV, as manifestações neurológicas e o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças, fornecendo fundamentos clínicos à literatura atual em relação ao bom prognóstico de neurodesenvolvimento de crianças não microcefálicas expostas ao ZIKV, além de salientar a importância do diagnóstico precoce para a conscientização do cuidado e para o seguimento clínico a longo prazo.
Copyright (c) 2024 Arquivos Brasileiros de Medicina Naval
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.