A avaliação de indicadores de qualidade da fase pré-analítica no Serviço de Análises Clínicas do Hospital Naval Marcílio Dias.

Autores

  • Fabio Codagnone

Palavras-chave:

Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde, Laboratórios Hospitalares, Técnicas de Laboratório Clínico

Resumo

O setor de análises clínicas tem passado por um período de grandes transformações no campo epidemiológico, econômico e tecnológico. A incorporação de ferramentas de gestão laboratorial é necessária como forma de diminuir os custos e melhorar a qualidade dos serviços laboratoriais. A fase pré-analítica compreende todos os processos que ocorrem antes da amostra ser processada nos aparelhos e é responsável por um grande percentual de erros laboratoriais, sendo que o entendimento de suas causas se faz necessário. A dificuldade para controlar variáveis pré-analíticas e realizar melhorias no processo são possíveis fatores que contribuem para a alta prevalência de erros nessa fase. Embora essa área esteja além da jurisdição do laboratório clínico, per se, a credibilidade do laboratório fica comprometida com erros nessa etapa. O objetivo deste artigo foi avaliar a frequência de erros pré-analíticos ocorridos no serviço de análises clínicas do Hospital Naval Marcílio Dias, no período de agosto a outubro de 2012. Um total de 329.582 testes foram realizados nesse período, desses 790 apresentaram algum tipo de erro, resultando numa frequência de 0,24% de erros. Os erros pré-analíticos mais observados em nossa rotina foram hemólise (27,54%), seguidos de material não recebido (25,43%) e amostra insuficiente (18,49%). Esses dados estão de acordo aos citados na literatura científica internacional e assemelham-se aos reportados pelo Colégio Americano de Patologistas.

Downloads

Publicado

2013-11-16

Como Citar

A avaliação de indicadores de qualidade da fase pré-analítica no Serviço de Análises Clínicas do Hospital Naval Marcílio Dias. (2013). Arquivos Brasileiros De Medicina Naval, 74(1), 8. https://portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/abmn/article/view/692