Projetando a Nação

a ótica nacionalista de Bernardino Bormann e a escrita militar da Guerra do Paraguai

  • André Fertig Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Ismael Vincensi Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestrando em História na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Palavras-chave: Guerra do Paraguai, José Bernardino Bormann, Historiografia Militar

Resumo

Este artigo tem por objeto a obra História da Guerra do Paraguay, de José Bernardino Bormann, militar que nasceu na cidade de Porto Alegre, na Província do Rio Grande do Sul, em 1844, e que participou deste conflito central da história do Brasil durante o século XIX, atuando, por exemplo, nas batalhas do cerco de Uruguaiana e Curupaiti. Nosso intento aqui é identificar as características da escrita da história produzida pelo autor, com ênfase no caráter nacionalista de sua historiografia, bem ao gosto de uma narrativa historiográfica que, em seu tempo, era vista por muitos historiadores como um instrumento para exaltar os feitos do Brasil e constituir a sua história nacional.

Publicado
2020-05-15