Culturas náuticas e ciências sociais no Brasil

um balanço da produção antropológica, histórica e arqueológica (Parte 1)

Autores

  • Leandro Domingues Duran Professor do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe, pesquisador do Laboratório de Arqueologia de Ambientes Aquáticos (LAAA/UFS) e pesquisador voluntário do Ceans/Nepam/Unicamp.

Palavras-chave:

Antropologia marítima, Arqueologia subaquática, Arqueologia marítima, História Marítima

Resumo

O presente artigo faz um balanço bibliográfico crítico acerca do histórico de produção acadêmica desenvolvida no âmbito da Antropologia, da História e da Arqueologia, no que se refere especificamente às pesquisas voltadas ao estudo das diferentes tradições culturais náuticas desenvolvidas nos vários espaços aquáticos no Brasil, enfocando suas principais escolhas temáticas e apontando os limites de suas abordagens. Tendo em vista sua abrangência, optou-se pela sua subdivisão em duas partes, sendo esta primeira dedicada à apresentação do problema e às discussões estabelecidas no âmbito da Antropologia, enquanto a segunda, ainda a ser publicada, versará sobre a abordagem dessa temática na História e na Arqueologia.

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Culturas náuticas e ciências sociais no Brasil: um balanço da produção antropológica, histórica e arqueológica (Parte 1). (2020). Navigator, 13(25), 133-143. https://portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/navigator/article/view/625

Artigos Semelhantes

41-50 de 365

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.