O programa do submarino nuclear convencionalmente armado no contexto das políticas públicas para problemas complexos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21544/

Palavras-chave:

Submarino nuclear, Política pública, Problemas complexos

Resumo

A soberania nacional constitui um assunto à margem da agenda da sociedade civil brasileira. A compreensão da relevância estratégica de o Brasil possuir o seu primeiro Submarino Nuclear Convencionalmente Armado – SNCA passa pela análise da complexidade da implementação desta política pública derivada de dois programas governamentais: o Programa de Desenvolvimento de Submarinos – PROSUB e o Programa Nuclear da Marinha – PNM. Com esse enfoque, o presente trabalho buscou discorrer sobre políticas públicas, bens públicos, problemas públicos complexos e ciclos de políticas públicas para conectá-los com o Projeto / Programa do SNCA e, deste modo, demonstrar a importância de o Brasil construir e operar efetivamente o seu primeiro Submarino Nuclear Convencionalmente Armado. O objeto desta pesquisa funda-se no futuro SNCA com o recorte das políticas públicas. Os autores partem do questionamento se o Programa do SNCA se enquadraria como uma política pública complexa, que resolveria o problema público complexo referente à construção de um bem público, que afeta simultaneamente os setores de Defesa, Energia e CT&I do País. A metodologia empregada baseia-se em uma pesquisa qualitativa a partir de uma nova revisão literária de políticas públicas, que propõe uma definição de políticas públicas para delimitação do escopo do trabalho. Por fim, conclui-se que o SNCA é um bem público necessário para o País que possui desafios de políticas públicas complexas para sua viabilização.

Biografia do Autor

  • Gustavo André Pereira Guimarães, Escola de Guerra Naval (EGN)

    Doutor (2024) e Mestre (2019) em Estudos Marítimos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval, na área de concentração: LP III - Política, Gestão e Logística em Ciência, Tecnologia e Inovação no Ambiente Marítimo. Mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Escola de Química da UFRJ (2001). MBA em Controladoria e Finanças pela USP/ESALQ em fase de conclusão (2024). Especialista em Gestão Pública Municipal pela UFF (2012). Engenheiro Químico pela UFRJ (1997). Administrador pela UFRRJ (2022). Experiência em Gestão Logística com ênfase em Logística de Distribuição. Experiência como Professor Universitário em cursos de Graduação em Administração, Tecnólogos e Afins, com ênfase na disciplina Logística de Distribuição. Foi empregado público concursado do BNDES desde 2011. Atualmente é Administrador concursado pela Transpetro e atua como Auditor cedido à Petrobras.

     

  • Nival Nunes de Almeida, Escola de Guerra Naval (EGN)

    Engenheiro Eletricista, graduado em 1982, pela Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). Possui os títulos de Mestre (1988) e Doutor (1997) em Engenharia Elétrica pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Titular da Escola de Guerra Naval (EGN), na qual foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), entre 2018-2021, sendo docente permanente na Linha de Pesquisa Política e Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação no Ambiente Marítimo e também atua nos cursos de Pós-Graduação em Ciências Navais. Reitor da UERJ de 2004 a 2007, onde também foi diretor da Faculdade de Engenharia, do Centro de Tecnologia e Ciências e é Professor Titular aposentado da mesma Faculdade. Exerceu ainda a presidência do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (2006-2007) e da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE, 2011-2016); foi membro titular dos Conselhos Estaduais de Cultura (2004-2006) e de Educação do Rio de Janeiro (2005-2013). Tem a honra de ter sido agraciado com importantes distinções, destacando-se: a Medalha Mérito Tamandaré e a Ordem do Mérito Naval (Marinha do Brasil), a Grande Medalha da Inconfidência (Governo de Minas Gerais), a Medalha Tiradentes (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), o título de Chevalier dans lOrdre des Palmes Académiques (République Française - Ministère de LÉducation Nationale), a Medalha do Mérito Social Celso Suckow da Fonseca (Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro - CEFET/RJ) e a Medalha da Escola de Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

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Publicado

2025-05-06