Mensagem do Diretor de Saúde da Marinha.
DOI:
https://doi.org/10.70293/2764-2860.2024.6607Palavras-chave:
Inovação em SaúdeResumo
O Corpo de Saúde da Armada Nacional e Imperial, primeira denominação do atual Corpo de Saúde da Marinha (CSM), foi organizado pelo Decreto nº 607, de 23 de abril de 1849. Anualmente, no dia 5 de novembro, comemoramos o aniversário do CSM, em alusão à data de nascimento do seu Patrono, o Doutor
Joaquim Cândido Soares de Meirelles, Cirurgião-Mor e primeiro Chefe da Saúde Naval. A ideia de saúde como bem público surgiu na Europa, entre os séculos 17 e 18, e se deu por conta do aumento das cidades e da necessidade de organizar os espaços para que a população tivesse qualidade de vida. A área da saúde sempre esteve em constante evolução, impulsionada por avanços tecnológicos, mudanças nas expectativas dos pacientes e novas abordagens no cuidado com a saúde. Os desafios desse setor já eram alarmantes há muito tempo e a maior crise sanitária do século pressionou toda a sua estrutura, até então conhecida por ser rígida e pouco flexível, impulsionando uma transformação tecnológica que já despontava, principalmente nas áreas de atendimento, práticas clínicas, gestão hospitalar, desenvolvimento de novos medicamentos e avanços nos tratamentos médicos. Assim, a tecnologia passa a ser empregada para suprir as novas demandas, aprimorar processos defasados e curar velhas feridas do setor. As inovações em saúde passam, então, a representar uma mudança profunda na forma como os serviços de saúde são concebidos, entregues e experienciados. Elas transcendem a simples adoção de novas tecnologias. Trata-se de um processo que visa não apenas aprimorar a eficiência operacional, mas também transformar a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes, melhorando os resultados clínicos. O nosso periódico Arquivos Brasileiros de Medicina Naval (ABMN), fundado pelo Aviso nº 1.070, de 19 de junho de 1949, dissemina conhecimento e é um instrumento para os membros do Corpo de Saúde da Marinha de interação com as áreas acadêmicas e assistenciais das demais Forças Armadas e com a Sociedade Civil. Por ser integrante do Portal de Periódicos da Marinha, tem registrado elevados índices de acesso e download de seus artigos. No lançamento desta edição, parabenizo e agradeço ao Editor Chefe e aos demais Editores membros do Conselho Editorial pela dedicação, pelo comprometimento e pelo empenho na construção de mais uma edição.
Aos nossos leitores, nossos sinceros votos de uma boa leitura.
Viva o Corpo de Saúde da Marinha!
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos Brasileiros de Medicina Naval
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.