Mensagem do Diretor de Saúde da Marinha
Palavras-chave:
Marinha do Brasil, Saúde Naval, Corpo de Saúde da MarinhaResumo
Ao celebrarmos o 166º Aniversário do Corpo de Saúde da Marinha é com grata satisfação que apresentamos a 76ª edição da revista Arquivos Brasileiros de Medicina Naval.
Publicada desde a década de 40, reflete a iniciativa de abnegados profissionais de saúde que, não obstante o exercício diuturno de suas atividades profissionais assistenciais, periciais ou operativas, encontram tempo para se dedicarem ao instigante universo das pesquisas. Assim, a revista demonstra à comunidade científica nacional e internacional a grandeza do Sistema de Saúde da Marinha, fruto do realce do ensino e pesquisa, integrantes relevantes de nossa missão. Tal produção contribui, de forma inequívoca, para o permanente aprimoramento do Corpo de Saúde da Marinha (CSM), em prol da nossa clientela. O Instituto de Pesquisas Biomédicas da Marinha (IPB), localizado no Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), cada vez mais fortalece os seus laços com outras instituições científicas atuando nas áreas de biologia celular, bioengenharia, farmacocinética, isolamento e caracterização
de novos compostos naturais bioativos, cirurgia experimental, bem como treinamento cirúrgico e clínico por meio de simulação realística com a utilização da realidade virtual. Atualmente, contando com instalações modernas e funcionais e perfeitamente alinhado às normas vigentes da vigilância sanitária, Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), aberto às academias e núcleos de pesquisa das universidades, permite o estabelecimento de um novo rumo
ao desenvolvimento intelectual dos profissionais de saúde.
Esperamos que os artigos selecionados para esta edição proporcionem agradáveis momentos de leitura e sejam rica fonte de consulta técnica para o presente e o porvir. Assim, apresento os meus cumprimentos a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para a sua concretização.
Cabe, para finalizar, uma justa homenagem a todos integrantes do CSM, militares e civis, oficiais e praças, marinheiros e marinheiras, do presente e do passado, que com perseverança, entusiasmo e dedicação não medem esforços para proporcionar um digno atendimento a família naval, expressando a nossa gratidão, respeito e admiração.
Sérgio Pereira
Vice-Almirante (Md)
Diretor de Saúde da Marinha