As Famílias de Satélites do PESE e seu emprego no GPTOPFUZNAV
Palavras-chave:
A batalha de Comando e Controle, C2, Satélite, PESE, Família de Satélite, SISCOMIS, CARPONIS, LESSONIA, ATTICORA, CALIDRIS, SGDCResumo
A evolução tecnológica dos equipamentos empregados pela sociedade moderna torna imprescindível o emprego de satélites, seja, por exemplo, nas comunicações a longa distância, seja realizando o imageamento da Terra.
A utilização do espaço, além de irreversível, traz inúmeros benefícios para a sociedade civil e militar, atuando nas diversas expressões do Poder Nacional (Econômica, Militar,Psicossocial, Científica & Tecnológica e até Política). Hoje, o Brasil utiliza mais de quarenta satélites de origem e/ou propriedade estrangeiras para fins diversos. Porém, esta dependência, não só pelos custos (material e humano) envolvidos e carreados para fora do País, mas também pela dependência de outrem, recomenda sistemas satelitais predominantemente autóctones. E, nesse contexto, nasceu o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), cujos objetivos serão abordados neste artigo.