O “inverno do descontentamento” na propaganda de preparação para Segunda Guerra em Recife

  • Karl Schurster Doutor em História Comparada pela UFRJ com estágio de pesquisa na Freie Universität Berlin. Professor Adjunto de Teoria da História e História do Tempo Presente da Universidade de Pernambuco.
Palavras-chave: Estado Novo, guerra, propaganda política, autoritarismo

Resumo

Este trabalho procura abordar a importância estratégica de Pernambuco na campanha do Atlântico através de uma análise do cotidiano da Segunda Guerra Mundial no Nordeste. O foco está na construção da propaganda estado-novista no período entre 1942-1945 e suas implicações no contexto da Segunda Grande Guerra. Entender a montagem das estruturas propagandísticas e seu funcionamento na sociedade brasileira também faz parte do nosso objetivo macro. Por tal, analisamos o conflito bélico, existente no período, não só através da lógica militar, mas a partir de uma abordagem onde os discursos e sua veiculação na imprensa ganham visibilidade social na tentativa de cooptação da população para os fins estatais.

Publicado
2020-06-10