Documento: SAWYER, Frederico H. Incidente na guerra do Paraguai: A abordagem dos encouraçados diante de Humaitá em 2 de março de 1868.
Introdução, comentários e notas de Francisco José Corrêa-Martins
Palavras-chave:
Trata-se de um documento.Resumo
A Guerra do Paraguai, foi um longo conflito ocorrido entre 1864 e 1870, onde atuaram milhares de militares das forças da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Deste modo, não causa surpresa o fato de que a quase totalidade das reminiscências sobre o conflito, notadamente sobre as ações bélicas, tenham se originado no seio daqueles participantes. Por outro lado, existem relatos mais raros, que também abordam eventos daquela guerra, mas que foram escritos por civis, mulheres inclusive.
Isto posto, pode-se imaginar a originalidade de uma memória sobre uma ação daquele conflito, a abordagem de dois encouraçados imperiais levada a efeito pelos paraguaios em 2 de março de 1868, escrita por um civil que dela participou do lado brasileiro, mas que era inglês. E que foi condecorado por sua atuação naquele evento.
Para conhecer quem era esse súdito de Sua Majestade Britânica, foi realizado uma busca em diversas fontes, o que permitiu reunir os dados que são aqui apresentados pela primeira vez. Assim, o conjunto das avaliações comentários e observações foram transformados em notas de fim de texto com a finalidade de esclarecer alguns pontos ou passagens relatadas.