Navegação de cabotagem no Brasil

história, desenvolvimento econômico e o poder naval.

Autores

Palavras-chave:

Cabotagem, Desenvolvimento Econômico, Lei BR do Mar

Resumo

Este trabalho tem como foco a análise da navegação de cabotagem e sua possível contribuição para o desenvolvimento econômico brasileiro. A pesquisa apresenta um histórico do setor, explora os principais benefícios (dentre eles os menores custos logísticos) desse modal de transporte e discute a necessidade de proteção da navegação de cabotagem por parte do poder naval. Além disso, são identificados diversos desafios enfrentados pela cabotagem, como a deficiente infraestrutura portuária, a dificuldade de integração entre os modais, a complexidade das regulamentações que regem o setor e os elevados custos operacionais, que encarecem as operações.  O estudo também avalia iniciativas de mudanças regulatórias, como a Lei BR do Mar. Entre as recomendações estão a modernização dos portos, uma maior integração entre os modais de transporte e a criação de incentivos para atrair investimentos privados.

Biografia do Autor

  • Profa. Dra. Erika Almeida Ribeiro, Escola Naval

    Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Professora Associada de Economia na Escola Naval.

  • Caio Moreira Siqueira, Marinha do Brasil

    Bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval

Downloads

Publicado

2025-07-21

Como Citar

Navegação de cabotagem no Brasil: história, desenvolvimento econômico e o poder naval. (2025). Navigator, 21(41), 68-87. https://portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/navigator/article/view/7480

Artigos Semelhantes

1-10 de 303

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.