O dragão e a águia: trans-formações na distribuição relativa do poder militarsino-americano (2007-2019)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.21544/

Mots-clés :

sino-americana, EUA, China

Résumé

A ascensão da China marca uma mudança significativa no equilíbrio de poder global, tornando o ambiente internacional mais desafiador para os Estados Unidos (EUA). O poder das duas potências está em evolução contínua, tanto em termos absolutos quanto relativos. Apesar do surgimento de novas dinâmicas e ferramentas de influência nas relações internacionais, o poder militar permanece uma base fundamental para a sobrevivência e a projeção estatal. Isto posto, este artigo analisa as mudanças na distribuição relativa de poder militar entre os EUA e a China em dois períodos – 2007-2009 (T1) e 2017-2019 (T2) – utilizando uma metodologia mista que combina análise qualitativa e cálculos de média aritmética baseados em indicadores proxy. De forma geral, os resultados mostram que, em T1, o poder militar relativo dos EUA superava o da China em mais de três vezes. Já em T2, embora os EUA tenham mantido sua posição de destaque sem declínios absolutos significativos, a China demonstrou avanços expressivos, reduzindo a diferença para um poder militar relativo mais de duas vezes inferior ao dos EUA. Apesar desse progresso, a vantagem militar norte-americana permanece substancial, indicando que, embora a lacuna tenha diminuído, o equilíbrio de poder militar ainda favorece os EUA.

Bibliographies de l'auteur

  • Bruno Hendler, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Professor no curso de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). ORCID: https:/orcid.org/0000-0003-0896-611X. E-mail: bruno_hendler@hotmail.com

  • Gabriela Tamiris Rosa Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Doutoranda em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9271-3504. E-mail: gabrielatamirisrc@gmail.com

Publiée

2024-12-16