Jerônimo de Albuquerque e o comando da força naval contra os franceses no Maranhão

Autores

  • Armando de Senna Bittencourt Vice-Almirante (Refo EN), graduado em Ciências Navais pela Escola Naval, em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo e mestre em Arquitetura Naval pela Universidade de Londres. É autor de diversos artigos publicados em livros sobre História. Atualmente é sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e sócio correspondente de institutos de História no exterior. É o Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha e Vice-Presidente do Comitê Internacional dos Museus e das Coleções de Armas e de História Militar (ICOMAM) e do Conselho Internacional de Museus (ICOM).
  • Marcello José Gomes Loureiro Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ). Concluiu os Cursos de Especialização em História Militar Brasileira (UNIRIO) e em História do Brasil (UFF); é bacharel e licenciado em História (UERJ) e bacharel pela Escola Naval, com habilitação em Administração.
  • Renato Jorge Paranhos Restier Junior Historiador e mestre em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Primeiro-Tenente do Quadro Técnico Temporário da Marinha, Encarregado da Divisão de Pesquisas Históricas da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. Sócio Honorário do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil – IGHMB – e pesquisador associado do Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais – LEDDES/UERJ.

Palavras-chave:

Jerônimo de Albuquerque, conquista do norte, Antigo Regime

Resumo

Este artigo analisa a trajetória de Jerônimo de Albuquerque, que comandou uma força naval contra os franceses que se instalaram no Maranhão em 1612, liderados por Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière.

Downloads

Publicado

2020-06-04